Um incêndio atingiu galpões de uma distribuidora de peças para caminhões na Rua Emílio Goeldi, na Lapa, zona oeste de São Paulo (SP), na madrugada desta terça-feira (23). O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e não houve registro de feridos. A fumaça e o cheiro de queimado se espalharam por diferentes bairros da capital paulista e provocaram relatos de desconforto entre moradores.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 0h38 em galpões que armazenavam peças para veículos e materiais como plástico, papel e ferro. A área atingida tem cerca de 10 mil metros quadrados. O imóvel fica próximo às estações Lapa e Água Branca da Linha 7-Rubi.
Ao menos 16 viaturas e entre 45 e 52 bombeiros foram mobilizados para combater as chamas. De acordo com a corporação, o fogo foi controlado e isolado, sem risco de propagação para imóveis vizinhos. Mesmo assim, a estrutura do imóvel ficou comprometida, com partes da edificação cedendo e risco de desabamento.
O proprietário da empresa, Fábio Vannucci, informou que um dos três prédios do complexo foi totalmente destruído pelo incêndio. “Graças a Deus, eles não eram interligados e [o fogo] não destruiu os outros. O fogo foi muito rápido e atingiu uma parte do estoque e o escritório também. É uma perda grande. Eu nunca imaginei passar por uma situação dessa. É uma situação muito triste e chata. É uma situação que eu não desejo pra ninguém”, disse à imprensa que acompanhava o trabalho dos bombeiros.
Segundo Vannucci, a empresa funciona no endereço há 33 anos. Apenas o vigilante estava no local quando o incêndio começou. A causa ainda não foi confirmada, mas a suspeita inicial é de um curto-circuito.
A coluna de fumaça formada pelas chamas se espalhou por bairros como Perdizes, Pompeia, Barra Funda, Santa Cecília e Vila Mariana. Moradores relataram cheiro intenso de queimado durante a madrugada. Também houve relatos de dificuldade para respirar e de uma família que precisou permanecer em um quarto vedado para conseguir permanecer em casa. “A Pompeia está completamente coberta de fumaça. Não dá para ver nada da janela”, relatou um morador.
Os bombeiros orientaram moradores de áreas afetadas pela fumaça a ventilarem os ambientes e, em caso de grande concentração de fumaça, a deixarem o local. A Defesa Civil municipal foi acionada e permaneceu na área para realizar uma vistoria técnica.
A concessionária TIC Trens informou que, por causa do incêndio nas proximidades da linha férrea e por segurança operacional, os trens da Linha 7-Rubi no sentido Palmeiras-Barra Funda passaram a circular por via única na estação Lapa e deixaram de atender a estação Água Branca desde as 7h23. Segundo a empresa, os passageiros foram orientados por agentes de atendimento e segurança, além de avisos sonoros nos trens e nas estações.
A Enel informou que apenas o fornecimento de energia do imóvel atingido foi interrompido. Imagens registradas durante a madrugada mostraram chamas altas consumindo o interior dos galpões e iluminando a região. Segundo o Corpo de Bombeiros, apesar dos danos à estrutura, o incêndio foi controlado e não há risco de avanço para construções vizinhas.













Deixe um comentário