O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), abriu inscrições para o curso de Especialização em Educação no e do Campo. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online até o dia 31 de maio de 2025.
De acordo com informações da Univasf, o edital nº 08/2025 disponibiliza 40 vagas, destinadas prioritariamente a agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e servidores do Incra.
O curso é voltado para o segundo semestre letivo de 2025 e aceita inscrições de portadores de diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação em qualquer área.
Distribuição de Vagas
O Pronera, vinculado ao Incra, busca garantir o acesso à educação superior para populações do campo, oferecendo vagas com recortes específicos. A distribuição das vagas é a seguinte:
- Ampla concorrência: 8 vagas (20%)
- Autodeclarados negros (pretos ou pardos): 7 vagas (50%)
- Quilombolas: 7 vagas (50%)
- Autodeclarados pessoas com deficiência: 6 vagas (50%)
- Servidores públicos efetivos do Incra: 4 vagas (10%)
- Técnicos de ATES e ATER: 4 vagas (10%)
- Egressos de cursos superiores de qualquer área: 4 vagas (10%)
Para participar, os interessados devem acessar o portal da Univasf para obter o edital e realizar a inscrição. O processo seletivo visa promover a inclusão e o acesso à educação superior para grupos específicos, reforçando o compromisso do Pronera com a educação no campo.
Deixe um comentário