O número de mortos após os terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira (24) subiu para 235, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde do país na noite desta quinta-feira (25). O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou a morte de dois brasileiros em decorrência da catástrofe. A identidade das vítimas não foi divulgada.
“O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas”, disse o Itamaraty em nota.
A Embaixada do Brasil em Caracas orientou os brasileiros que permanecem na Venezuela a acompanhar os comunicados oficiais. “Diante dos fatos recentes, a Embaixada do Brasil em Caracas recomenda manter a calma, permanecer atento e acompanhar as publicações no site e nas redes sociais da Embaixada”, informou.
Blanço da catástrofe
O Ministério da Saúde da Venezuela informou que mais de 4,3 mil pessoas receberam atendimento na rede pública de saúde e que 235 vítimas chegaram sem sinais vitais ou morreram ao dar entrada nas unidades.
O balanço também registra 157 desaparecidos, cerca de 200 pessoas presas sob os escombros, mais de 2.927 famílias atingidas, danos em 250 edifícios e oito hospitais comprometidos. Parte dessas unidades precisou ser evacuada. As autoridades afirmam que os números podem aumentar porque as equipes continuam trabalhando nas áreas atingidas. O Serviço Geológico dos Estados Unidos estimou que o número de mortos pode ultrapassar 10 mil pessoas.
Os terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 ocorreram na noite de quarta-feira (24), com intervalo inferior a um minuto e diferença de cerca de cinco quilômetros entre os epicentros. O tremor de maior magnitude teve seu epicentro em El Guayabo, a 168 quilômetros de Caracas. La Guaira concentrou os maiores danos, com mais de 100 edificações destruídas.
O aeroporto internacional de Caracas foi fechado após os terremotos. Companhias aéreas cancelaram voos e outros aeroportos retomaram parte das operações de acordo com as condições disponíveis. Também foram registradas falhas nos serviços de energia elétrica e comunicação.
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência e mobilizou equipes de resgate, segurança e defesa civil para as regiões atingidas. Ela esteve em La Guaira, acompanhada por autoridades do governo, para acompanhar os trabalhos de resgate.
Brasil envia ajuda
Do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que conversou por telefone com Delcy Rodríguez para prestar solidariedade e definir a forma de apoio do governo brasileiro à Venezuela. Nesta sexta-feira (26), um avião KC-390 da Força Aérea Brasileira parte do Aeroporto de Guarulhos com 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional, quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações e nove toneladas de equipamentos para busca e resgate.
“Vamos enviar, nesta sexta (26), pela manhã, uma missão humanitária de busca e resgate urbano, em avião KC-390 da FAB, que sairá do Aeroporto de Guarulhos, com 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e outros quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações. Com eles vão nove toneladas de equipamentos para ajudar na busca e socorro às vítimas”, disse o presidente.�
No sábado (27), outro voo levará equipamentos para montagem de um hospital de campanha, 100 purificadores de água com painel solar, medicamentos e material médico para cirurgias.
“Seguiremos acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos de socorro às vítimas para prestar todo o apoio necessário aos nossos irmãos venezuelanos”, afirmou o presidente.
O Ministério da Saúde do Brasil informou que também mantém contato com as autoridades venezuelanas para o envio de insumos e profissionais da área da saúde.
A resposta internacional inclui o envio de equipes de busca e resgate por diferentes países. México, El Salvador e República Dominicana enviaram socorristas e doações. A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou o envio de 12 equipes internacionais de busca e resgate. Os Estados Unidos autorizaram transações relacionadas às operações de socorro e anunciaram o repasse de recursos para ações humanitárias.













Deixe um comentário