Últimas notícias

O Brasil precisa ser governado por quem já passou fome

0


Em dezembro de 1952, um menino de sete anos deixou Pernambuco. Luiz Inácio atravessou o Brasil durante 13 dias, com Dona Lindu e os irmãos, num caminhão pau-de-arara. Como tantos nordestinos, conheceu a pobreza e a migração em busca de uma vida melhor. Tornou-se trabalhador, torneiro mecânico, líder sindical e presidente da República.

Essa trajetória me recorda Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo, mulher negra, pobre e catadora de papel, que conheceu a fome na própria carne: “O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome também é professora”.

É com essa memória, mas também olhando para fatos e políticas públicas, que faço meu discernimento.

O governo Lula retomou e ampliou ações de combate à fome e à pobreza, como o Bolsa Família, a valorização do salário mínimo, o Minha Casa, Minha Vida, alimentação escolar e apoio à agricultura familiar. Em 2025, o Brasil alcançou 103 milhões de pessoas ocupadas, com taxa média de desemprego de 5,6%, a menor da série histórica iniciada em 2012.

Essas políticas, porém, não alcançam somente os mais pobres. A classe média também é beneficiada. Desde 2026, rendimentos mensais de até R$ 5 mil deixaram de ser tributados para o Imposto de Renda, além da redução progressiva da cobrança para rendimentos de até R$ 7.350. O Minha Casa, Minha Vida também passou a contemplar famílias com renda mensal de até R$ 13 mil, permitindo o financiamento de imóveis de até R$ 600 mil.

E há uma contradição que não pode passar despercebida: não dá para a classe média se preparar durante anos para concursos públicos, buscar estabilidade e remuneração no serviço público e, ao mesmo tempo, defender o Estado mínimo.

E não são apenas os beneficiários dos programas sociais que recebem apoio público. Agricultura empresarial, indústria, comércio e serviços também recebem crédito, financiamento e incentivos. O Plano Safra 2026/2027 programou R$ 525,1 bilhões para a agricultura empresarial, enquanto o Pronaf prevê R$ 85,2 bilhões para operações da agricultura familiar. Isso demonstra que os incentivos do governo não são recebidos somente pelos beneficiários do Bolsa Família, mas também a classe empresarial — e em proporções muito maiores.

Em 2025, o PIB cresceu 2,3% e alcançou R$ 12,7 trilhões, com crescimento da agropecuária, indústria e serviços. Emprego e renda também movimentam comércio, serviços, cultura e consumo.

No Brasil, às vezes vivemos uma confusão na compreensão das classes sociais: parte da classe trabalhadora se imagina classe média, enquanto parte da classe média se imagina classe rica.

É importante lembrar que tanto a chamada classe trabalhadora quanto grande parte da classe média vivem do próprio trabalho, cada uma em seu nível de renda. Por isso, os ganhos salariais, a valorização do trabalho e as políticas de renda interessam não somente aos trabalhadores de menor renda: também alcançam e beneficiam a classe média que vive do seu trabalho.

Na saúde estão SUS, Mais Médicos e Farmácia Popular. Na educação, Pé-de-Meia, educação integral, alfabetização, institutos e universidades federais. Na cultura, Ministério da Cultura, Lei Paulo Gustavo, Política Nacional Aldir Blanc e Pontos de Cultura. Na segurança pública, há financiamento federal, integração pelo SUSP, inteligência e ações contra o crime organizado, contra o tráfico e a violência contra as mulheres.

Também é preciso desfazer fantasmas: o Brasil não se tornou comunista, a propriedade privada não foi abolida e as igrejas não foram fechadas. O país permanece uma economia capitalista — a meu ver, infelizmente ainda marcada pelo neoliberalismo, embora com forte compromisso com políticas sociais — e constitucionalmente é um Estado laico. E a laicidade não é inimiga da religião: ela garante liberdade de consciência e de crença para todas as religiões e também para quem não professa nenhuma.

Como cristão e padre católico, não confundo Igreja com partido. A fé transcende governos. Mas faço meu discernimento também à luz da Doutrina Social da Igreja: dignidade humana, bem comum, solidariedade, justiça social, dignidade do trabalho, opção preferencial pelos pobres e cuidado com a nossa Casa Comum.

O desafio é unir desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e sustentabilidade: comida para quem tem fome; emprego e direitos para o trabalhador; oportunidades para a classe média; condições para o agricultor produzir; indústria forte; comércio e serviços dinâmicos; investimentos e respeito à natureza.

Isso não elimina a necessária avaliação crítica. O governo Lula tem seus erros, suas contradições e seus paradoxos. Há promessas não cumpridas, políticas que precisam avançar e decisões que podem e devem ser criticadas. Governo não é objeto de devoção: deve ser fiscalizado e prestar contas à cidadania.

Volto, então, à criança que saiu de Pernambuco e à frase de Carolina Maria de Jesus. O Brasil ainda tem desigualdades a enfrentar, direitos a assegurar, democracia a preservar e uma Casa Comum a cuidar. E concluo com Bituca, Milton Nascimento, na canção dele e Fernando Brant, eternizada também na voz de Elis Regina: “Se muito vale o já feito, mais vale o que será.”





Com Informações: Brasil de Fato

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mulheres com medidas protetivas terão prioridade para votar no RN

No Rio Grande do Norte, mulheres amparadas por medidas protetivas terão atendimento prioritário no...

Quintal agroecológico preserva diversidade de alimentos e saberes do campo em assentamento da reforma agrária em MG

As mãos de Sebastião Antonelli, mais conhecido como Piorra, estão acostumadas a...

próximo sorteio pode pagar R$ 1,79 bilhões na terça-feira, 06 de outubro

O próximo sorteio da Mega Millions, uma das loterias com os maiores...

Eleições 2026: Crianças podem acompanhar os pais na votação? Veja as regras

No domingo (4), acontece o primeiro turno das eleições 2026 e os...