Moradores das regiões Norte e do litoral do Nordeste do Brasil devem estar atentos às condições climáticas instáveis previstas para esta quarta-feira, 14 de maio. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para volumes significativos de chuva, que podem variar entre 50 mm e 100 mm até amanhã (15).
De acordo com o Inmet, áreas do extremo norte do país, como Roraima e partes do Amazonas e do Pará, estão sob aviso laranja, indicando perigo devido a chuvas intensas. Nesses locais, os volumes de chuva podem atingir até 100 mm, acompanhados de rajadas de vento de até 100 km/h.
Além disso, outras áreas do Amazonas, incluin do Manaus, assim como partes do Pará e do Amapá, estão sob aviso amarelo , que sinaliza perigo potencial para temporais. As instabilidades também afetam o litoral da Região Nordeste, especialmente nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e o sul da Bahia.
Previsão para o Nordeste
No sul da Bahia, o Inmet emitiu um aviso válido até sexta-feira (16), prevendo um acumulado de chuva em torno de 50 mm, abrangendo também a região metropolitana de Salvador. O Inmet, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Deixe um comentário