Agroindústrias de mel e de mandioca foram inauguradas neste sábado (20) em Riacho de Santana, na Região de Guanambi, com a entrega de uma nova Unidade de Beneficiamento de Mel e a requalificação de uma agroindústria de derivados da mandioca. As ações foram realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A nova Unidade de Beneficiamento de Mel foi implantada para atender a Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais do Espraiado e Região. Já a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Pau Branco recebeu a agroindústria de beneficiamento de mandioca requalificada, com previsão de ampliar a produção de derivados, melhorar as condições de trabalho e agregar valor aos produtos comercializados.
Também foram entregues um trator com implementos agrícolas e 200 caixas d’água à Associação de Alecrim. Na mesma agenda, foram autorizadas a instalação da cobertura da Feira Livre, na sede do município, e a licitação para a construção de passagens molhadas nas comunidades de Serra I e Barreiro da Grama.
A secretária da SDR, Elisabete Costa, afirmou que os investimentos do Governo do Estado no desenvolvimento rural do município incluem entregas e novas autorizações. “Os investimentos do Estado no rural de Riacho de Santana somam cerca de R$ 12 milhões e irão fortalecer a economia rural, a agricultura familiar, as comunidades quilombolas e os grupos produtivos do município”, afirmou.
A agente de negócios da Associação de Pau Branco, Renata Carmo, explicou que a requalificação da agroindústria garantiu melhores condições para o beneficiamento e agregação de valor à produção de derivados da mandioca. Segundo ela, a contratação por meio do edital do projeto Bahia que Produz e Alimenta, da CAR, contribui para o aprimoramento da gestão do empreendimento.
“A requalificação permitiu que todas as pessoas que trabalham na agroindústria pudessem ter mais conforto e ampliar a produção, com agilidade para atender à demanda”, destacou. Jackson Lucas, da Associação do Espraiado, afirmou que a agroindústria de mel ampliou a produção e diversificou os itens, como hidromel, extrato de própolis, pomada de própolis e cosméticos artesanais, a exemplo de sabonetes.
“Só temos a agradecer ao Governo do Estado. Essa agroindústria está beneficiando cerca de 150 apicultores da região e vem gerando renda para as famílias. Antes não tínhamos um local adequado para a coleta do mel, e agora temos condições de crescer ainda mais, com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-BA)”, comemorou.
Mecanização rural
O presidente da Associação de Alecrim, José de Souza, destacou a importância do trator com implementos agrícolas e das 200 caixas d’água entregues, que devem fortalecer a produção e o abastecimento hídrico da comunidade. Segundo ele, o sistema atende 145 famílias e apoia projetos de horticultura, irrigação, consumo doméstico e criação de animais.













Deixe um comentário