Últimas notícias

Vice-chair do Fed prevê desaceleração e alerta para inflação com tarifas


Dados recentes sobre a inflação apontam para um progresso contínuo em direção ao cumprimento da meta de inflação de 2% do Federal Reserve, mas a perspectiva agora é incerta devido à possibilidade de que novos impostos de importação aumentem os preços, disse o vice-chair do Fed, Philip Jefferson, nesta quarta-feira (14).

Os preços ao consumidor subiram menos do que o esperado em abril, mas “há muita incerteza… em relação à trajetória futura da inflação”, disse Jefferson em comentários preparados para serem apresentados em um evento do Fed de Nova York.

“Se os aumentos das tarifas anunciados até agora forem mantidos, é provável que interrompam o progresso da desinflação e gerem pelo menos um aumento temporário da inflação.”

“Se as tarifas criarão uma pressão persistente de alta sobre a inflação dependerá de como a política comercial será implementada, do repasse aos preços ao consumidor, da reação das cadeias de oferta e do desempenho da economia.”

Jefferson disse que defendeu a manutenção da taxa de juros na última reunião do Fed, e que acha que o atual nível “moderadamente restritivo”, em uma faixa de 4,25% a 4,5%, está “bem posicionado para responder aos acontecimentos que possam surgir”.

Jefferson disse que considera o mercado de trabalho ainda “sólido” e acha que a leve contração da produção econômica dos EUA nos primeiros três meses do ano foi distorcida por dados de importação que exageraram o grau de desaceleração da economia.

Ainda assim, Jefferson disse que a confiança entre as empresas e as famílias diminuiu, e está “observando com muito cuidado os sinais de enfraquecimento da atividade econômica nos dados”.

Ele espera que o crescimento econômico desacelere ao longo do ano, mas permaneça positivo.

O fluxo constante de anúncios de tarifas do governo Trump, levando as taxas de importação a níveis recordes, apenas para ver as ações mais agressivas serem adiadas, deixou o Fed com dificuldades para determinar o impacto final sobre os preços, o crescimento e o emprego.

Por enquanto, as autoridades dizem que estão em compasso de espera enquanto as mudanças nas políticas comerciais e outras são finalizadas e seus efeitos sobre a economia possam ser estudados.



Fonte: CNN Brasil, todos os direitos reservados

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a Operação Cartel, para desarticular organização criminosa...

Jogador do Real Madrid é processado por compartilhar vídeo íntimo sem aval

A Justiça da Espanha abriu processo criminal contra Raúl Asencio, zagueiro do...

Papa Leão diz que fará “todos os esforços” pela paz mundial

Em um de seus primeiros discursos públicos como líder da Igreja Católica,...

Vídeo mostra momento exato do acidente entre carro e moto, assista

Mais um flagrante de acidente que o Blog do Rodrigo Ferraz recebe...