Por Ellen Mafra
Após o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, na quinta-feira (19), o Ministério da Agricultura divulgou que diversos países deixaram de receber carne de frango brasileira.
De acordo com pesquisas preliminares, 35 países deixaram de receber as exportações da ave. Dentro da lista, estão países que mais importam o frango, sendo a China e o a Japão.
A China, países da União Europeia, Honk Kong e outros bloquearam a comprar da ave por todo Brasil. Já o Japão, restringiu a compra apenas para a área que teve a contaminação, em Montenegro, continuando a compra em outras granjas.
O Brasil é o maior exportador de frango no mundo e essas restrições de compra e venda são para evitar a contaminação de granjas de outros países.
Transmissão
A doença aviária não transmite para humanos pelo consumo de carne de aves e nem de ovos, já que, após o cozimento, o vírus causador da doença, H5N1, é eliminado.
Dessa forma, não é o consumo do alimento que está em risco, e sim a exportação. Como diz o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro à entrevista para GloboNews “Não é o consumo humano que está em risco, e sim a contaminação sanitária dos plantéis comerciais”.
Deixe um comentário