Últimas notícias

Operação descobre contrabando de cigarros eletrônicos escondidos em hotéis


Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Federal e a Receita Federal estão nas ruas contra um esquema de contrabando de cigarros eletrônicos e essências ilegais que usava hotéis para esconder os objetos na fronteira do Brasil com o Paraguai.

São cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, cinco mandados de busca e apreensão e dez mandados de sequestro de bens e valores nas cidades de Cascavel (PR), Céu Azul (PR) e Barra do Garças (MT).

A ação ocorre após investigações iniciadas em janeiro de 2024, que apontaram a existência de uma rede estruturada, responsável pela importação, transporte e distribuição irregular desses produtos no Brasil.

“As investigações revelaram a atuação de diversos envolvidos em funções distintas dentro da organização, incluindo a logística de transporte, a captação de recursos financeiros e a tentativa de burlar a fiscalização”, detalha o delegado Robson Petter.

Durante o monitoramento, os investigadores constataram movimentações bancárias atípicas, incluindo transações financeiras realizadas entre os investigados e empresas ligadas ao comércio de eletrônicos e tabacarias, bem como depósitos fracionados em espécie, prática comum em esquemas de ocultação de origem de recursos.

As investigações apontaram que a organização movimentou um total de R$ 26,6 milhões entre 2020 a 2024, utilizados para viabilizar a importação, transporte e distribuição dos cigarros eletrônicos de forma irregular, segundo a PF

Os estabelecimentos comerciais e os hotéis próximos à fronteira eram usados para o armazenamento e distribuição das mercadorias ilegais.

Além disso, um dos alvos da operação mora em uma área rural da cidade de Céu Azul (PR), estrategicamente localizada atrás de um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A escolha do local permitia o monitoramento da movimentação das forças de fiscalização, facilitando a fuga e a proteção da estrutura criminosa.

O endereço está entre os locais onde estão sendo cumpridos mandados de busca e prisão.



Fonte: CNN Brasil, todos os direitos reservados

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

SP: Faculdade expulsa 12 alunos por foto com bandeira em alusão a estupro

A Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo, optou por expulsar os 12...

Lula publica foto de encontro com Julian Assange em Roma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta segunda-feira (28) a...

Moraes rejeita ação do PSOL que pede demolição de muro na Cracolândia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta segunda-feira...

Auditoria do INSS aponta 1,9 milhão de pedidos para excluir desconto

Uma auditoria interna do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontou os prejuízos...