A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), uma operação batizada de “Chama Clandestina” contra queimadas ilegais em uma área de vegetação no município de Caracaraí, em Roraima, distante 140 quilômetros da capital Boa Vista.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e sequestro de bens dos investigados.
A PF começou a investigar o caso após a prisão em flagrante do gerente de uma fazenda na região em setembro do ano passado. Esta ação havia sido motivada por alertas de calor identificados por satélites e confirmadas através da existência de focos ativos de incêndio em área rural, sem autorização ambiental.
A PF usa um sistema aéreo que fiscaliza queimadas na região e faz parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS), do Ministério da Justiça.
O inquérito indicou que o crime investigado teria motivação econômica, relacionada à atividade pecuária, com o possível envolvimento dos proprietários da fazenda.
Com as buscas da operação desta quinta, a PF espera avançar nas investigações.
Os investigados poderão responder pelo crime de causar incêndio em mata ou floresta, previsto no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
Deixe um comentário