Últimas notícias

Número de vagas do CPNU 2 sobiu para 3.652 com adesão do INSS

1


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aderiu à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), aumentando o número de órgãos participantes para 36 e elevando o total de vagas de 3.352 para 3.652.

Este acréscimo de 300 vagas é destinado ao cargo de Analista do Seguro Social. De acordo com a Agência Brasil, a seleção ainda está em fase de estruturação, com o termo de referência publicado em abril para convocar as bancas interessadas na organização do certame.

Somente após a definição da banca organizadora do CPNU 2 é que os preparativos para o lançamento do edital serão iniciados, com previsão para julho de 2025. Além do INSS, o concurso oferecerá vagas para novas carreiras transversais do Governo Federal, como Analista Técnico de Justiça e Defesa, e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico.

O CPNU 2 visa democratizar o acesso ao serviço público, com provas aplicadas em todas as regiões do país e um sistema de seleção por blocos temáticos. A nova edição trará inovações, como a realização das provas em dois dias: as provas objetivas estão previstas para 5 de outubro e as discursivas para 7 de dezembro, sendo estas últimas destinadas apenas aos candidatos aprovados na primeira etapa.

Calendário do Concurso

O edital e as inscrições estão programados para julho de 2025. A prova objetiva ocorrerá em 5 de outubro de 2025, enquanto a prova discursiva, que compõe a segunda fase, será realizada em 7 de dezembro de 2025. O resultado final do concurso está previsto para fevereiro de 2026.



Com informações do Agência Sertão

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Bia Miranda diz que filha caçula voltou para incubadora após novo problema

A influenciadora Bia Miranda, 21, contou na última segunda-feira (19) que a...

Trecho Porto Seguro-Salvador ganha mais um voo

Após negociações com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo...

Fenaj: violência contra jornalistas cai, mas tem patamar preocupante

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) registrou 144 casos de agressões contra...

Desinformação é principal risco global para 2025, afirma Unesco

A desinformação é considerada o principal risco global para 2025 e os...