Últimas notícias

Levantamento mostra que a Desigualdade Racial ainda está presente na educação brasileira


 

Por Marco Ryan

Nesta última segunda-feira (28), a ONG Todos pela Educação e o Portal Iede divulgaram um levantamento de dados sobre a educação brasileira, que mostra como a desigualdade racial ainda está presente no ensino do país. As informações coletadas foram dos anos de 2013 a 2023 e focaram no ensino básico, e mostram que desde a pandemia em 2020, os números que demonstram a desigualdade só se intensificaram durante este período. 

O levantamento realizado pela ONG junto ao Portal Iede integra o estudo “Aprendizagem na educação básica: situação brasileira no pós-pandemia”, que analisa alunos do 5° e 9° ano do ensino fundamental, e do 3° ano do ensino médio, ambos da rede pública. A pesquisa foi feita separando os estudantes em cinco classes raciais: brancos, amarelos, pretos, pardos e indígenas, e utilizando as disciplinas de língua portuguesa e matemática para análise de desempenho. 

De acordo com a análise feita pela ONG Todos pela Educação, o 9° ano do ensino fundamental é a série que possui maior disparidade racial entre estudantes brancos e amarelos, se comparados a alunos pretos, pardos e indígenas. Na disciplina de língua portuguesa, a diferença entre os grupos é de 14,1 pontos percentuais (p.p.), um aumento de 4,5 p.p. se comparado ao ano de 2013. Já em matemática a defasagem entre os alunos aumentou 2,4% se conferir os mesmos dados de 12 anos atrás.

O único dado analisado em que a defasagem entre os grupos analisados diminui, entre os anos de 2013 a 2023, é na disciplina de matemática no 3° ano do ensino médio. Diante disso, é notório que a desigualdade racial está presente na educação brasileira, e gera uma preocupação ao poder público, já que os números de aprendizagem melhoram, porém, quando há o recorte racial, é visto a necessidade em agir em prol de uma parcela da sociedade.

Em entrevista para a CNN Brasil, o diretor de políticas públicas da ONG Todos pela Educação, citou que é necessário o poder público ter um olhar para a equidade no ensino, pois, há avanços na educação, mas eles não abrangem todo o ensino brasileiro. 



Com Informações: Blog do Rodrigo Ferraz

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Urgente: Tudo travado na estrada Conquista-Itambé

Manhã de sábado, 3, com transtornos próximo a Conquista. A estrada que...

Aposta ganha sozinha prêmio de R$ 1.383.714,42 da Lotofácil nº 3382 neste sábado

Uma aposta acertou as quinze dezenas do concurso nº 3382 da Lotofácil,...

Pessoas com deficiência relatam falta de acesso ao show de Lady Gaga

Pessoas com deficiência têm relatado problemas para acessar a área reservada para assistir ao...

Lady Gaga no Rio: veja fotos do show da cantora em Copacabana

A areia da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi ocupada...