O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (5) o Informativo Meteorológico nº 16/2025, com a previsão climática para o período de 5 a 12 de maio.
O boletim destaca a atuação de sistemas meteorológicos que devem favorecer chuvas intensas no Norte e em áreas do Nordeste, além de indicar queda significativa nas temperaturas mínimas no Sul do Brasil.
Previsão de Chuvas por Região
Região Norte
As maiores precipitações são esperadas para Roraima, Amapá, e partes do Amazonas e Pará, com acumulados podendo ultrapassar 60 mm. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue atuando no extremo norte do país.
Chuvas moderadas (20 a 40 mm) são previstas para a divisa entre Amazonas, Acre e Rondônia. Em Tocantins e no sudeste do Pará, os volumes não devem ultrapassar 10 mm.
Região Nordeste
Volumes superiores a 50 mm são esperados no noroeste do Maranhão, litoral da Bahia, Sergipe e parte de Alagoas.
Nas demais áreas, as chuvas devem ser fracas, abaixo de 20 mm, e podem nem ocorrer em partes do oeste da Bahia, sul do Maranhão e sul do Piauí, onde a umidade relativa do ar pode ficar reduzida.
Região Centro-Oeste
Chuvas mais concentradas devem ocorrer apenas no noroeste do Mato Grosso, com acumulados abaixo de 30 mm.
O restante da região, incluindo Goiás e Mato Grosso do Sul, deve ter predomínio de tempo seco e estável, com possibilidade de chuvas fracas apenas no extremo oeste do MS.
Região Sudeste
A semana será marcada por tempo estável na maior parte da região. Há possibilidade de chuvas fracas e isoladas no leste de Minas Gerais, Espírito Santo e litoral norte de São Paulo, mas os acumulados não devem ser significativos.
Região Sul
A passagem de uma frente fria trará chuvas volumosas ao sul do Rio Grande do Sul, com volumes acima de 60 mm. No norte do RS e no centro-oeste de Santa Catarina, os volumes devem ficar entre 10 e 20 mm. Paraná e nordeste de SC terão predomínio de tempo seco.
🌡️ Previsão de Temperaturas
Máximas: devem superar os 30°C no interior do Nordeste, em grande parte do Centro-Oeste, Norte, São Paulo, Triângulo Mineiro, Paraná e Santa Catarina. No dia 9 de maio, as temperaturas máximas podem ultrapassar 34°C em boa parte do país, exceto no Rio Grande do Sul, onde os termômetros devem ficar abaixo de 20°C.
Mínimas: permanecem acima de 22°C nas regiões Norte, Centro-Oeste e norte do Nordeste. No leste do Sudeste e em grande parte do Sul, as mínimas devem ficar abaixo de 20°C. Entre os dias 10 e 11 de maio, são esperadas temperaturas abaixo de 14°C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, com possibilidade de formação de nevoeiros e sensação de frio mais intenso.
Condições Observadas (30 de abril a 4 de maio)
Durante os últimos dias, os maiores volumes de chuva foram registrados no noroeste da Região Norte e no litoral do Nordeste:
Já na Região Sul, os acumulados foram baixos, com destaque apenas para Lagoa Vermelha (RS) com 23 mm. Grande parte do Sudeste e Centro-Oeste também teve pouca chuva, com volumes inferiores a 10 mm.
As temperaturas máximas superaram os 35°C em partes do Nordeste, com destaque para Patos (PB) com 37,5°C. No Sul, a entrada de uma massa de ar frio derrubou as mínimas para menos de 5°C em locais como Vacaria (RS) e São Joaquim (SC).
Para mais informações e atualizações em tempo real, acesse os portais portal.inmet.gov.br e alert-as.inmet.gov.br.
Deixe um comentário