O Governo do Estado da Bahia anunciou a realização da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM), que ocorrerá de 27 a 29 de agosto, em Salvador.
O evento será coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e terá como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”.
O objetivo é integrar propostas para fortalecer e ampliar políticas públicas voltadas para as mulheres, com foco na interseccionalidade, promov endo democracia e igualdade.
De acordo com o Governo do Estado, a conferência visa avaliar e atualizar o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, valorizando a participação social e a construção democrática das políticas públicas.
A atividade busca fortalecer a participação efetiva das mulheres, considerando a diversidade e interseccionalidade, além de elaborar um diagnóstico sobre as condições de vida e as políticas públicas direcionadas às mulheres em seus territórios.
Etapas da Conferência
A 5ª CEPM será precedida por Conferências Municipais e Territoriais. As Conferências Municipais devem ocorrer até 28 de julho de 2025, convocadas por prefeitas e prefeitos, onde serão eleitas as delegadas para as etapas Territoriais e Estadual.
As Conferências Territoriais também ocorrerão até 28 de julho de 2025, organizadas pela SPM em colaboração com os poderes públicos municipais e com apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CDDM). Conferências livres poderão ser realizadas até a mesma data.
A secretária de políticas para as mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou a importância da conferência, afirmando que a mobilização busca garantir que a voz e a experiência de cada mulher sejam ouvidas e incorporadas na construção de políticas públicas eficazes e transformadoras.
Deixe um comentário