Últimas notícias

DNIT vai fechar ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR-101 a partir de segunda-feira


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou a interdição total do tráfego na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101/BA, em Itapebi.

A interrupção começa à 0h desta segunda-feira, 5 de maio, e se estenderá por 15 dias. O objetivo é realizar serviços de inspeção e ensaios para avaliar a estrutura da Obra de Arte Especial (OAE). Após esse período, um novo comunicado será emitido para informar sobre os prazos de restabelecimento do tráfego.

De acordo com o DNIT, desde janeiro, o tráfego de veículos de carga, independentemente do peso, está interrompido na ponte, permitindo apenas a circulação de veículos leves e ônibus. Esta medida visa garantir a segurança e a mobilidade dos usuários da rodovia.

Rotas alternativas sugeridas

A autarquia sugere três rotas alternativas para os motoristas durante o período de interdição:

Rota 1: O percurso começa em Itabuna/BA, pela BR-415/BA, até o entroncamento com a BR-116/BA, em Vitória da Conquista/BA. A partir daí, segue pela BR-116/BA em direção à divisa entre Bahia e Minas Gerais, chegando ao município de Cachoeira de Pajeú/MG, no entroncamento com a BR-251/MG.

Em seguida, a rota continua pela BR-251/MG até a BR-367/MG, no município de Almenara/MG, e prossegue até a BR-101/BA na cidade de Itagimirim/BA, finalizando em Eunápolis/BA, totalizando 684 km. É importante destacar que a BR-367/MG possui 40 quilômetros de trecho não pavimentado em Minas Gerais.

Rota 2: O percurso inicia-se em Itabuna/BA pela BR-415/BA até o entroncamento com a BR-116/BA em Vitória da Conquista/BA. A partir desse ponto, segue pela BR-116/BA em direção à divisa entre Bahia e Minas Gerais, chegando ao município de Teófilo Otoni/MG, no entroncamento com a BR-418/MG.

Em seguida, a rota continua até o município de Nanuque/MG, na divisa dos estados de Minas Gerais e Bahia, e prossegue até a BR-101/BA no município de Teixeira de Freitas/BA, totalizando 849 quilômetros.

Rota 3: Indicada para tráfego local de carros de passeio e veículos especiais como viaturas, ambulâncias, caminhões de abastecimento, ônibus e linhas de transporte. A rota, conhecida como “desvio da VERACEL”, percorre trechos de rodovias estaduais, sendo a BA-687 pavimentada, enquanto as BA-275, BA-658, BA-982 e BA-274 são não pavimentadas.

A distância entre Itabuna/BA e Eunápolis/BA é de 249 quilômetros, e entre Itabuna/BA e a BR-418/BA no município de Teixeira de Freitas/BA é de 451 quilômetros.



Com informações do Agência Sertão

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Urgente em Conquista: Olha o que aconteceu na Serra do Marçal, veja vídeo

Por pouco uma tragédia não foi registrada na noite desta quinta-feira (2)...

Bolívia: grupo é salvo dias após avião cair em pântano cheio de jacarés

Cinco pessoas foram resgatadas de um pântano infestado de jacarés quase dois...

Revoada Cultural reúne artistas de favelas na 4ª edição do festival

O confinamento em casa durante a pandemia da covid-19, que trouxe tantos...

Trump posta foto “vestido” como papa nas redes sociais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na Truth Social uma...