


Repercute em todo o Brasil o caso de milhares de aposentados e pensionistas que tiveram dinheiro descontado, indevidamente, da folha salarial do INSS. Segundo investigações da Polícia Federal, os descontos irregulares que começaram no ano de 2019, podem chegar a um prejuízo de cerca de 6 bilhões de reais e envolvem um esquema entre funcionários e associações e sindicatos de má conduta.
Os descontos geralmente são aplicados por associações e sindicatos. Aqui em Vitória da Conquista, alguns idosos também foram vítimas. Gente que teve parcelas de 81 reais descontados por alguns meses, sem contratar e autorizar nada. Outros nos valores de 30 reais, por exemplo. Na maioria pessoas mais simples, que ganham em média um salário mínimo. Os casos foram mostrados em reportagem exibida pela TV Sudoeste.
O presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Subseção de Vitória da Conquista recomenda olhar o contracheque, e se tiver alguma irregularidade buscar ajuda de um advogado de confiança. Se não tiver condições financeiras pode buscar ajuda na própria OAB, Defensoria Pública e até mesmo em universidades que têm cursos de direito.
O INSS informa que os descontos do mês de abril já serão ressarcidos agora em maio. Já nos descontos anteriores, o Instituto estuda a melhor forma de como reaver o dinheiro das pessoas prejudicadas.
Deixe um comentário