O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou edital de concurso público para provimento de 60 vagas de nível médio. A remuneração inicial pode chegar a R$ 15.128,26, conforme previsto no documento.
O certame está sob organização do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), que será responsável por todas as etapas, desde as inscrições até a aplicação das provas.
A carga horária dos futuros servidores será de 40 horas semanais. O edital prevê ainda a reserva de 20% das vagas para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas, além de 10% destinadas a pessoas com deficiência (PCD).
Distribuição das vagas
Para provimento imediato, estão previstas 40 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- 28 vagas para ampla concorrência;
- 4 vagas para pessoas com deficiência;
- 8 vagas destinadas a candidatos pretos, pardos e indígenas.
Outras 20 vagas compõem o cadastro de reserva, sendo:
- 14 para ampla concorrência;
- 2 para pessoas com deficiência;
- 4 para candidatos pretos, pardos e indígenas.
Inscrições e isenção da taxa
As inscrições estarão abertas entre os dias 30 de maio e 17 de junho, até as 18h (horário de Brasília), exclusivamente pelo site do Cebraspe.
Terão direito à isenção da taxa de inscrição os candidatos que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), bem como doadores de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Etapas do processo seletivo
O processo seletivo será composto por duas etapas principais, ambas de caráter eliminatório, sendo a primeira também classificatória. Na primeira fase, os candidatos passarão por provas objetiva e discursiva, no dia 3 de agosto, em Brasília (DF).
Os aprovados nessa fase seguirão para o programa de formação, também eliminatório, conduzido pelo próprio TCU, com o objetivo de preparar os candidatos para as atividades do cargo.
O certame ainda inclui procedimentos específicos, como avaliação biopsicossocial para candidatos com deficiência e heteroidentificação para aqueles que se autodeclararem negros (pretos e pardos), garantindo o cumprimento das cotas previstas no edital.
Vale ressaltar que o concurso do TCU terá validade de um ano, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, pelo mesmo período.
Deixe um comentário