A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE MG) divulgou o edital do seu novo concurso público com 13.795 vagas para cargos de níveis médio e superior em diversas regiões do estado.
A organização do certame ficará a cargo da banca Consulplan, que está responsável pela execução de todas as etapas do processo seletivo. Os requisitos exigidos variam conforme a função.
Para os cargos de professor, por exemplo, é necessário ter licenciatura na área específica. Já os cargos técnicos e assistentes exigem formação em nível médio ou técnico com habilitação em magistério, dependendo do caso.
É importante ressaltar que profissionais como psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas devem ter formação superior completa na área de atuação e registro no respectivo conselho de classe.
Segundo o edital, das vagas ofertadas e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 10% serão reservadas a pessoas com deficiência, assim como determina a legislação brasileira.
Cargos e vagas
- Professor de Educação Básica: 10.170 vagas;
- Especialista em Educação Básica: 1.056 vagas;
- Assistente Técnico de Educação Básica (nível médio): 2.089 vagas;
- Analista de Educação Básica (psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional): 357 vagas;
- Técnico da Educação: 38 vagas;
- Analista Educacional (nutricionista, bibliotecário, inspetor escolar): 72 vagas;
- Analista Educacional – Inspetor Escolar: 13 vagas.
Inscrições e isenção da taxa
Os interessados poderão se inscrever entre os dias 21 de julho e 8 de agosto, exclusivamente pelo site da organizadora
. As taxas de participação variam entre R$ 21,00 e R$ 33,00.
Terão direito a isenção da taxa candidatos doadores regulares de sangue, desempregados e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Processo seletivo
O concurso da SEE MG será composto por três fases. A primeira é a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que contará com 50 questões de múltipla escolha, cada uma valendo 1,6 ponto, totalizando até 80 pontos.
Em seguida, os candidatos também farão uma prova discursiva, com uma redação em formato dissertativo-argumentativo, sobre tema atual e inédito, igualmente de caráter eliminatório e classificatório. Por fim, haverá uma etapa de prova de títulos, exclusivamente para os cargos de nível superior, com caráter classificatório.
As provas estão previstas para o dia 28 de setembro e serão aplicadas nos municípios-sede das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Minas Gerais, o que inclui cidades como Belo Horizonte, Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Governador Valadares, Divinópolis, Teófilo Otoni, entre outras.
Ainda conforme informações contidas no edital, o prazo de validade do certame será de dois anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
Deixe um comentário