Últimas notícias

Comissão da isenção do IR deve avançar na próxima semana, diz Guimarães


O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nessa quinta-feira (24) que, na próxima semana, deve ser instalada a comissão que analisará a proposta sobre a isenção do Imposto de Renda (IR).

“O presidente [da Câmara, Hugo Motta] quer instalar até a próxima semana as comissões especiais, dentre elas a comissão especial do Imposto de Renda que é prioridade das prioridades”, afirmou Guimarães em entrevista a jornalistas na Câmara.

 

 

Ainda estão pendentes a formalização pelos líderes partidários dos integrantes do colegiado. A expectativa é que as indicações cheguem até terça-feira (29), dia provável da instalação.

A proposta é a maior prioridade do governo neste ano. É uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma aposta para o aumento da popularidade do Executivo.

O projeto amplia a faixa de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil por mês. Um dos pontos em negociação é a compensação financeira da medida. O relator é o deputado e ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL).

O presidente da comissão especial será o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), um dos vice-líderes do governo na Casa. De acordo com Guimarães, a intenção é votar o projeto nas duas Casas legislativas até setembro.

PEC da Segurança

Outra prioridade do governo é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. A proposta foi entregue em ato simbólico na noite de quarta-feira (23) ao Congresso Nacional. Na ocasião, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que vai dar celeridade à tramitação da proposta.

Segundo Guimarães, Motta deve encaminhar a PEC na próxima semana para Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que vai avaliar a constitucionalidade da proposta, antes de seguir para uma comissão especial.

“Com a chega da PEC já protocolada, essa matéria terá da nossa parte a celeridade total. Ele [Motta] comunicou que na próxima semana encaminhará a PEC para a CCJ, e depois de aprovada na Comissão, que ele sugeriu um prazo de 30 dias, vai para a montagem da comissão especial”, afirmou Guimarães.

Também podem avançar na próxima semana a instalação de comissões mistas, formadas por deputados e senadores, para a análise de medidas provisórias (MPs). O início dos trabalhos dos colegiados foi cancelado duas vezes nesta semana. Guimarães negou anormalidades no adiamento e justificou o fato das indicações dos partidos ainda estarem pendentes.



Fonte: CNN Brasil, todos os direitos reservados

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Top 10 do mundo destaca João Fonseca ao elogiar nova geração do tênis

O tenista Daniil Medvedev, top 10 do ranking da ATP, destacou João...

Gilmar Mendes suspende julgamento de Collor e leva caso a plenário

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira...

Trump diz que países têm até julho para fechar acordo sobre tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (25) que...

62% dos brasileiros não procuram atendimento médico quando precisam

Um levantamento inédito constatou que 62,3% dos brasileiros precisou de atendimento médico...